Planning de Redes Wi-Fi

O planejamento consiste em simular cenários com diferentes quantidades, posicionamentos e configurações dos access points, isso permite estimar qual será a cobertura e a performance do modelo¹ de access point escolhido pelo Cliente.

Além disso, com a simulação, a probabilidade de reposicionamento dos access points após a instalação diminuirá muito e também evitará que estes sejam instalados em locais inadequados prejudicando a rede sem fio.

Para simular uma rede sem fio é imprescindível a planta baixa do local, em escala e atualizada, contendo a alvenaria, divisórias, mobiliário e qualquer outro objeto de grande volume.

Além das plantas baixas, será necessário especificar os requisitos que a rede Wi-Fi deverá atender. Entre as informações necessárias estão:

  • a quantidade de usuários;
  • a quantidade de dispositivos clientes;
  • o tipo de uso da rede sem fio;
  • a quantidade de SSIDs;
  • os requisitos dos aplicativos etc.
Simulação de rede Wi-Fi em 2.4GHz e 5GHz com software Ekahau
  
Definição dos andares para a simulação do sinal em 3D

O projeto começa com a importação das plantas que terá todas suas paredes, portas, janelas e outros detalhes redesenhados para que a propagação dos sinais em 2.4GHz e em 5GHz sejam tão reais quanto possível em uma simulação. 

A simulação deve ser feita com o modelo de access point indicado pelo Cliente e que será efetivamente utilizado na rede, pois a simulação leva em conta as características de cada equipamento. Caso seja implementado um equipamento diferente do simulado, os resultados também serão diferentes.

O software Ekahau permite simular a propagação do sinal Wi-Fi entre os andares, sendo possível estimar o nível de interferência proveniente da própria rede e assim configurar a potência e os canais mais adequados.

Quanto mais precisas forem as informações sobre a construção mais próximo da realidade serão os dados gerados pelo Ekahau.

A WLAN Redes Sem Fio, depois de finalizar as simulações, entregará para o Cliente um relatório indicando a quantidade de access points necessários para atender aos requisitos e heatmaps com a cobertura do sinal e outros parâmetros de qualidade do sinal além do posicionamento e outras configurações dos access points.

Com base no relatório pode-se também optar pela alteração de marca e/ou modelo de dispositivos clientes.

Com o planejamento da rede sem fio será possível prever também as necessidades da rede cabeada em termos de portas e fornecimento de energia aos APs (PoE).

Entre em contato e solicite um orçamento para um projeto de rede Wi-Fi, executado por um profissional especializado.


¹ O software de simulação contém uma extensa lista com os principais modelos de access points corporativos.