Carlos Eduardo/ março 22, 2012/ Dicas, Informação/ 0 comments

Twitter Linkedin Facebook Email

Aumente a qualidade de sua rede sem fio observando alguns cuidados básicos no momento da instalação dos equipamentos.

É muito comum encontrar o AP/Roteador instalado em estantes fechadas, embaixo de mesas, atrás de grandes objetos, aifnal, o conceito de liberdade dos cabos deveria incluir o posicionamento do rádio. Infelizmente não é bem assim…

Para o bom funcionamento da rede sem fio, os rádios devem ficar num local livre de obstáculos, ou com o menor número deles. Se for possível, o AP/Roteador deve ser colocado num local alto, onde terá menos obstáculos entre ele e o laptop ou tablet ou smartphone ou qualquer outro aparelho que use a rede.

As antenas devem sempre estar em posição vertical e pararelas umas às outras, a menos que um site survey prove o contrário, o que só acontecerá em casos muito particulares. Esse procedimento é essencial para que o sinal se propague de maneira uniforme pelo ambiente.

Deve-se evitar a proximidade com paredes, vidros, aquários e outros equipamentos que trabalhem na mesma freqüência do padrão da rede, como por exemplo: telefones sem fio, microondas – padrões ‘B’, ‘G’ e ‘N’ operando em 2.4GHz.

Escolha o canal com menos uso, sempre pulando 5 canais daquele mais ativo. Isso porque o canal ocupa 20MHz de banda, e cada canal corresponde a 5MHz, por isso que os canais usados como padrão são o 1, 6 e 11, independentemente de quantos rádios formem a rede.

As redes no padrão ‘A’ e ‘N’, que operam na freqüência de 5.8GHz sofrem bem menos interferência por terem sido adotadas mais tardiamente, devido ao custo elevado dos equipamentos que suportam essa freqüência. Hoje já é bem mais difundida e, se o seu computador suportar, pode valer a pena o investimento um pouco maior na aquisição de um AP/Roteador do padrão ‘A’ ou ‘N’ nessa freqüência, que é bem menos utilizada que a de 2.4GHz.

Considere o uso de uma antena externa, com uma extensão de cabo, e não apenas a troca da antena no próprio AP/Roteador, isso possibilitará o melhor posicionamento da antena. Mas fique atento: se o cabo for muito longo ou de má qualidade, pode resultar em perda de ganho.

Opte pelo padrão ‘802.11n’ se o AP/Roteador tiver mais de um rádio (duas ou mais antenas), isso realmente fará diferença, pois o protocolo consegue utilizar os sinais assíncronos, que normalmente seriam interpretados como ruído, para aumentar a qualidade.

A capacidade (Mbps) é superior ao se utilizar 40MHz de banda ao invés dos 20MHz dos outros padrões. Para se usufruir plenamente do padrão ‘N’ todos os equipamentos da rede deverão atender o mesmo padrão.

Saiba ainda que:

  • dos 54Mbps divulgados, apenas 22Mbps serão realmente aproveitados, isso se tudo estiver a favor! O resto é ocupado por pacotes de controle e gerenciamento, responsáveis pelo correto funcionamento da rede;
  • a criptografia usada também rouba uma boa parte dos 22Mb/s úteis;
  • a velocidade da rede é igual a velocidade do seu equipamento mais lento.

 

Share this Post

Leave a Comment